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24 jan 2023

Conheça a importância da responsabilidade social e certificações

O Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social (PBCRS) é um processo voluntário, no qual as empresas buscam demonstrar aos clientes, colaboradores e à sociedade, por meio de uma avaliação, que o sistema de gestão atende aos princípios da responsabilidade social.

 

O Inmetro, por meio da Diretoria de Avaliação da Conformidade, é responsável pela gestão do Programa e pela definição dos requisitos de certificação, que estabelece a forma da avaliação. A ABNT, fórum nacional de normalização, coordena a elaboração das normas técnicas que definem os requisitos que a organização deve atender.

 

A principal referência normativa do Programa é a norma ABNT NBR 16001, Responsabilidade Social – Sistema de gestão – Requisitos. Essa norma brasileira, revisada em 2012, teve como base a ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. A norma estabelece o que as empresas devem fazer e quais requisitos devem cumprir.

 

Na avaliação do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social da organização, todas as etapas do processo são conduzidas por um Organismo de Certificação de Sistema da Gestão da Responsabilidade Social (OCR).

 

O Inmetro, portanto, define procedimentos de certificação e realiza a acreditação de organismos de certificação, que por sua vez realizam auditorias nas organizações e emitem o certificado para aquelas que estejam cumprindo os requisitos estabelecidos na norma. 

 

 A responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento

ético e transparente que:

 

  • contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade e de seus colaboradores;
  • leve em consideração as expectativas das partes interessadas;
  • esteja em conformidade com a legislação aplicável;
  • seja consistente com as normas internacionais de comportamento e
  • esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.”

 

A norma estabelece sete princípios que as organizações devem seguir, visando a um comportamento socialmente responsável. São eles: responsabilização; transparência; comportamento ético; respeito pelos interesses das partes interessadas; respeito pelo estado de direito; respeito pelas normas internacionais de comportamento; respeito aos direitos humanos. 

 

As organizações devem também tratar de sete temas considerados centrais da Responsabilidade Social: governança organizacional, direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, práticas leais de operação, questões relativas ao consumidor e envolvimento e desenvolvimento da comunidade. 

 

A TAC Corporation se sente honrada por ter selos de certificações que comprovam nossa responsabilidade social e certificam nossos clientes de nosso excelente trabalho. Quer saber mais? Entre em contato com a gente. 

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