Chegamos mais uma vez em uma das épocas mais agitadas do ano. Durante esses meses, as vendas tendem a aumentar significativamente e por isso, a cadeia logística deve ser eficiente durante todo esse período. Festas de encerramento, recessos e muitas compras ou devoluções são fatores que implicam diretamente na cadeia logística.
E pensando no impacto que a logística tem na vida do consumidor, fatores como o tempo certo de entrega, o estoque abastecido e a disponibilidade da mercadoria no ponto de venda são fundamentais para a satisfação do cliente e, consequentemente, no sucesso dos negócios.
Para obter soluções logísticas assertivas para os próximos meses, é necessário:
Agilidade no tempo de entrega:
Nesse momento o ideal é evitar gastos desnecessários e reduzir os custos. Então, busque planejar a distribuição em tempo real para as mais diversas regiões do país.
Tenha um estoque de acordo com a necessidade:
Produtos parados em estoque geram gastos desnecessários, por isso, planeje-se e tenha um estoque equilibrado, de acordo com o fluxo de demandas prevista para essa época.
Busque melhorias:
Isso inclui todas as áreas da logística, desde a armazenagem dos seus produtos, até a entrega final (ou devolução). Ter uma logística ágil é necessário.
Use a tecnologia em seu pós-vendas:
Com a tecnologia, o obstáculo da logística de pós-venda passa a ser uma oportunidade de melhorias e crescimento, possibilitando ganho de mercado e confiança do cliente.
Sabemos que para muitas pessoas, essa época se torna uma grande dor de cabeça, por isso, uma cadeia logística bem preparada e eficiente no final do ano é essencial para atender às expectativas dos clientes, proporcionando não apenas produtos desejados, mas também uma experiência de compra positiva.
Lembre-se que a satisfação do cliente está diretamente ligada à capacidade logística da sua empresa de lidar com o aumento na demanda, evitando a escassez de produtos, atrasos nas entregas e experiências negativas.