Voltar

14 mar 2022

Porto de Navegantes oficializou acordo com Embaixada Argentina para redução de custos logísticos

No mês de fevereiro, o Porto de Navegantes, firmou um acordo com a Embaixada da Argentina e com o Consulado da Argentina em Florianópolis. 

O objetivo deste acordo é reduzir os custos logísticos de importação e exportação já a partir deste mês de fevereiro. Esse é a primeira parceria bilateral da Portonave em âmbito internacional, as vantagens desse mesmo acordo incluem potencialização dos negócios internacionais e fortalece o estado de Santa Catarina. 

Em uma cerimônia virtual, o diretor-superintendente administrativo do Porto de Navegantes, Osmari de Castilho Ribas, ressalta que o Porto de Navegantes é atualmente uma porta de entrada fundamental para viabilizar a comercialização de produtos. Ele disse: “Para nós, é uma grande satisfação firmar esse acordo e estarmos disponíveis para otimizar os custos e para que as transações possam crescer de forma que equilibre toda a cadeia logística”.

Ao agradecer a parceria e salientar a importância estratégica do Porto de Navegantes, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, destaca a expectativa com a nova parceria. “Em 2021, o comércio entre Argentina e Santa Catarina foi de 2 bilhões de dólares. Estou convencido de que, com o acordo que firmamos com a Portonave, os números do comércio bilateral crescerão ainda mais. Agradeço a confiança de vocês nesta associação, que é extremamente importante para as empresas exportadoras argentinas”.

Santa Catarina é o principal destino das cargas argentinas em contêineres, segundo o Datamar. Já, de acordo com a Autoridade Portuária de Itajaí, o complexo portuário de Itajaí e Navegantes liderou as atividades do setor, com 1,643 milhão de TEUs, 16% mais que em 2020. A Portonave representa 1.125.611 TEUs desse número, 29% a mais que o ano anterior, o que fez a empresa conquistar o maior crescimento de sua história.

Fonte: Site do Porto de Navegantes

Compartilhe: