Voltar

20 set 2024

Porto de Itapoá Já Vive o Maior Ano de Sua História

A demanda crescente e a inauguração do novo portêiner de Itapoá impulsionam a produtividade em 15% e consolidam o porto como um dos principais do Brasil.

O Porto de Itapoá recebeu este ano o seu mais novo portêiner, um dos maiores em atividade no país. O portêiner é o guindaste responsável por realizar a movimentação de cargas do navio ao cais e vice-versa. Esse equipamento integra o sétimo terno do porto, que iniciou suas operações em agosto e já trouxe reflexos positivos em sua produtividade: um aumento de 15% desde sua implementação.

De acordo com o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Terminal, Sergni Pessoa Rosa Jr., “a média de movimentos por hora (MPH) de agosto foi de 94 para as operações dedicadas aos navios, um número considerado excelente dentro do setor”.

“Chegamos a atingir 197 MPH em alguns momentos do mês, o que mostra que ainda há espaço para evolução”, avalia o diretor. Segundo ele, a grande vantagem é a redução do tempo de estadia dos navios atracados, gerando produtividade em cadeia em todo o porto. “O resultado positivo no cais se reflete em toda a operação, melhorando o desempenho para todos os envolvidos”.

Tecnologia de ponta

O Porto de Itapoá também se destaca como o primeiro terminal da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sob pneus) por controle remoto. Com um investimento de mais de 25 milhões de dólares, a compra de dez máquinas aprimorou a eficiência e a agilidade das operações.

Maior frota de caminhões elétricos a nível nacional

O terminal investiu 20 milhões de reais na compra de 20 novos caminhões elétricos, conhecidos como Terminal Tractors (TTs), que serão utilizados para a movimentação de contêineres internamente. Esta aquisição faz parte do processo de expansão do porto, consolidando-o como o líder em termos de frota de caminhões elétricos entre os terminais portuários brasileiros.

Potencial em constante crescimento

Os resultados dos últimos meses já demonstram o grande potencial do Porto de Itapoá, e as perspectivas para o futuro indicam um crescimento ainda mais significativo.

A Diretora Comercial da TAC Corporation, Vanessa Andrade Cruz, comenta sobre o novo momento do terminal. “O potencial do Porto de Itapoá sempre foi claro para nós na TAC, um dos motivos que nos levaram a inaugurar nosso novo armazém em Garuva, com uma localização estratégica a apenas 30 quilômetros do terminal. Essa proximidade nos permite otimizar as operações logísticas e oferecer um serviço ainda mais ágil e eficiente aos clientes, reforçando nossa posição como uma referência em multissoluções no Brasil”, ressalta.

No ano em que a TAC completa 21 anos, a inauguração do armazém de Garuva destaca-se como um importante marco em sua história. Confira os principais benefícios da nova estrutura:

Segurança completa: o armazém conta com portaria armada 24h, vigilância por câmeras e sistema anti-incêndio J4. Tudo isso para garantir a máxima proteção das mercadorias dos clientes.

Tecnologia avançada: a TAC garante uma gestão eficiente e precisa do seu estoque, onde utiliza tecnologia de ponta, incluindo: WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e coletores de dados. Essas ferramentas permitem um controle rigoroso e uma visibilidade completa de toda a cadeia de suprimentos, facilitando a gestão de inventário e a rastreabilidade dos produtos.

Certificações: com capacidade para armazenar os mais diversos tipos de mercadorias, a TAC também conta com uma ampla gama de licenças, incluindo: químicos, alimentos, cosméticos, correlatos e equipamentos.

Equipe altamente especializada: todos esses benefícios apenas fazem sentido quando operados por um time qualificado e comprometido com a excelência nas operações. Na TAC, a combinação de expertise e dedicação garante que cada aspecto da logística seja gerido com o máximo de eficiência e precisão, elevando os processos a um padrão superior.

Entre em contato com a TAC Corporation para mais informações:

https://www.taccorporation.com.br/fale-conosco/

comercial@taccoporation.com.br

Compartilhe: