Voltar

31 jan 2024

Operações de comex por via marítima registraram aumento de 41,9% em 2023, segundo ATP

Em 2023, tivemos um impacto positivo no mercado do comércio exterior. A exportação por via marítima cresceu 41,9% em comparação com o ano anterior. No ano passado, foi atingido a marca de US$ 119,1 bilhões em valor FOB (Free On Board). 

 

Esses números foram levantados pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) a partir das informações do sistema de estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)  e disponibilizadas pelo banco de dados do setor portuário da ATP – o DATaPort.

 

Segundo Murillo Barbosa, presidente da ATP, o que ocorreu foi um impulsionamento de mercadorias consideradas estratégicas para o setor de logística, como açúcar, sementes, frutos oleaginosos como a soja, além do minério que atingiu um crescimento de 7,2%.

 

Sobre as importações, Barbosa atribui a redução, em grande parte, à diminuição na quantidade e preço médio dos combustíveis minerais, registrando uma redução de 22% no preço médio. Além disso, os fertilizantes também desempenharam um papel relevante, com um aumento de 7,4% na quantidade importada, porém, uma queda expressiva de mais de 40% em seu valor médio, retornando aos patamares anteriores ao conflito entre Ucrânia e Rússia.

 

Segundo o presidente da ATP, as perspectivas para os próximos anos são promissoras, desde que os investimentos no setor sigam em rota de crescimento.

Compartilhe: