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02 abr 2024

Obra de Adequação do Cais – R$ 1 bilhão em investimentos

O investimento de R$ 1 bilhão nos próximos anos para a modernização da infraestrutura do cais representa o maior aporte financeiro da empresa desde sua fundação em 2007. (Foto: Divulgação/Portonave)

 

 

Obra de Adequação do Cais – R$ 1 bilhão em investimentos

Atualizado em: 26 de março de 2024 às 15h07

Everton Boava

 

Para se manter competitiva no mercado, no dia 08 de janeiro de 2024, a Portonave iniciou a Obra de Adequação do Cais no complexo portuário do rio Itajaí-açu, um investimento de R$ 1 bilhão que tem a finalidade de receber navios maiores, com até 400 metros de comprimento e 17 metros de profundidade. O objetivo é ter o ganho de escala e movimentar mais cargas em menos tempo. 

Responsabilidade da Obra:

A responsabilidade da obra é de um consórcio de duas empresas, a Besix e a Empresa Construtora Brasil (ECB), que formam a Besix-ECB. Fundada há mais de 110 anos, a Besix é uma empresa de origem belga e é especializada em obras de construção e infraestruturas marítimas. Atuou em obras emblemáticas como o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, e o aeroporto da França, Charles de Gaulle. A ECB, fundada em Minas Gerais em 1945, já esteve presente em mais de 250 obras por todo Brasil, com portfólio de projetos de infraestrutura, construção civil, mineração e saneamento.

Tempo de Execução e Impactos:

Mesmo durante as obras, as movimentações da Portonave estarão em plena atividade. Neste ano, a companhia adotou a meta de movimentação de 120 contêineres por hora dos navios ao pátio de contêineres e vice-versa. A melhoria implementada foi atingida com 131,9 de média de produtividade de navio em fevereiro. De janeiro a fevereiro, 207.735 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) foram movimentados e 98 escalas de navios foram recebidas. No mesmo período, em 2023, 205.594 TEUs foram movimentados, ou seja, houve um crescimento em relação ao ano anterior.  

Apesar da obra, as operações do terminal estão mantidas no lado oeste do cais e quaisquer mudanças nas linhas marítimas se tratam de uma ação que depende da estratégia e decisão dos armadores. A obra será dividida em duas fases (lado oeste 450m e lado leste 450m), com intuito de um lado sempre estar disponível para as movimentações. 

O prazo de conclusão está previsto para 24 meses.

Em resposta à nossa equipe, a assessoria da Portonave informou que estão com “todas as equipes dedicadas e, por este motivo, tivemos ótimos números de movimentação, com a alta produtividade de navio, ou seja, ágil realização das operações de embarque e descarga das embarcações, bem como a alta produtividade de berço, que se refere à movimentação total do navio e o tempo de permanência no terminal”.

Com a conclusão da obra, a empresa espera ter uma cadeia de logística mais eficiente, reduzindo assim o custo dos produtos ao consumidor final.

A Tac Corporation mantém um canal de comunicação direta com os clientes através do blog ou através da Newsletter semanal onde você encontrará todas as atualizações sobre esse e sobre os principais assuntos que envolvem o mundo da logística.

Autor(a): Everton Boava

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