Viemos de uma crescente positiva desde o segundo semestre de 2020, segundo dados, o comércio global se apropriou de menos 1,1% t/t no terceiro trimestre deste ano. As quedas de produção estão por trás de 75% da redução atual, com o restante explicado por gargalos logísticos. Nesse contexto, uma recuperação suave no 4º trimestre ainda é provável (+0,8% t/t). Para final de 2022 ao início de 2023, estima-se que a situação se reverta e um crescimento na casa de +5,4% e +4,0%.
Porém, segundo o diretor-presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), o embaixador Rubens Barbosa, em encontro virtual no dia 30 de setembro, afirmou, “Estamos vivendo um momento muito incerto no contexto internacional, com os efeitos da covid-19 e da guerra na Ucrânia, com perspectivas ainda mais incertas, com rumos difíceis de avaliar e com impactos no comércio exterior. No caso do Brasil, nós temos muitos desafios internos e externos, apresentamos algumas vulnerabilidades e muitas oportunidades a partir do começo do ano que vem”.
Estava presente também na reunião o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o diplomata Osmar Chohfi, da diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tatiana Prazeres, e da diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), Sandra Rios. Onde foram discutidos os aspectos e elementos que acontecem ou que possam acontecer sobre o comércio exterior brasileiro.
No ano de 2021, o Brasil preencheu o 25° lugar como exportador no mundo, com o montante de US$ 281 bilhões exportados, o que corresponde a 1,3% do comércio de exportações. Com isso, entendemos que para um país cuja economia está entre as 12 maiores do mundo o número de exportações é pouca e o grande desafio do próximo ano para o governo é fazer o Brasil subir nesse ranking.
Apesar de um possível cenário desaquecido por todas as circunstâncias que estamos passando no mundo, temos um grande potencial de crescimento. A TAC Corporation trabalha de forma independente do cenário econômico, isto porque, possui tecnologia de ponta, asseverando uma agilidade que surpreende e soluções logísticas eficientes para o seu negócio. Saiba mais e fale conosco.